Como cozinhar quinoa com poucos passos

Você sabe como cozinhar quinoa fácil e em poucos passos? Saiba aqui como preparar esse grão que é rico em nutrientes e uma fonte muito grande de proteínas! Confira.

Por que devemos consumir quinoa?

como-preparar-quinoa

Essa semente possui uma grande variedade de proteínas e um alto teor de magnésio, fósforo e manganésio, sendo muito visada principalmente por vegetarianos ou por quem deseja levar um estilo de vida mais saudável.

As proteínas da quinoa possuem todos os aminoácidos essenciais para a manutenção dos músculos do corpo, por isso ela é essencial para quem deseja perder peso.

Existe uma ampla variedade de quinoas, porém algumas são encontradas com mais facilidades nos supermercados do país. Os quatro tipos de quinoas mais acessíveis são: quinoa branca, quinoa mista, quinoa preta e quinoa vermelha.

A quinoa branca é a que possui gosto mais suave, por isso costuma ser a mais consumida pelos brasileiros. O tempo de cozimento também é outra característica que varia, de acordo com a marca que as comercializa.

Algumas quinoas levam em sua embalagem o tempo aconselhado de cozimento em torno de 15 a 20 minutos, enquanto outras levam de 8 a 10 minutos para cozer, por isso fique atento às informações nos rótulos.

Mas afinal, como preparar quinoa fácil?

É preciso saber que a medida de quinoa e água é a mesma utilizada para cozinhar o arroz, ou seja, uma medida de quinoa para duas de água.

  • Meça a quantidade de quinoa que vai utilizar e lave em água corrente. Você pode usar um coador ou uma peneira, para não correr o risco de perder muitos grãos durante a lavagem;
  • Meça a quantidade necessária de água. Você pode usar caldo de legumes, carne ou galinha também!
  • Os grãos crescem até três vezes de tamanho, por isso certifique-se de usar uma panela de altura adequada;
  • Dê preferência a uma panela ou caçarola de fundo grosso e com tampa. O fundo grosso distribui melhor o calor da chama, evitando que a quinoa queime nas beiradas.
  • Coloque a quinoa e o líquido na panela e deixe ferver de acordo com o tempo anunciado pelo fabricante;
  • A quinoa estará pronta quando os grãos estiverem soltos, clarinhos e todo o líquido tiver sido absorvido;
  • Desligue o fogo, solte os grãos com ajuda e um garfo, tampe e deixe descansar por mais 5 minutos.

Para mais facilidade, veja como cozinhar quinoa no micro-ondas!

  • Após limpar os grãos da forma que explicamos no passo-a-passo acima, coloque uma medida de quinoa e duas medidas de água (ou caldo) em um recipiente propício pare cozinhar alimentos no micro-ondas.
  • Atenção: como a quinoa cresce de tamanho, certifique-se de escolher um recipiente grande. Se for preparar uma xícara de quinoa, utilize recipiente com capacidade para um litro, por exemplo;
  • Cubra o recipiente com tampa própria para micro-ondas;
  • Feito isso, leve-o com os grãos e o líquido para o micro-ondas e deixe cozinhar por cerca de três minutos. Como cada micro possui uma potência diferente, não é aconselhável deixar o alimento cozinhando por muito tempo sem checar;
  • Decorrido os três minutos, retire o recipiente, mexa a quinoa e espere cerca de um minuto antes de voltar ao micro;
  • Coloque mais três minutos e repita o processo até perceber que está cozida;
  • Você saberá que a quinoa está pronta quando estiver colando. Se achar necessário, adicione mais duas colheres de sopa de água e passe a colocar no micro de 1 em 1 minuto até chegar no ponto;
  • Quando acabar de cozinhar a quinoa, não se esqueça de deixar o recipiente descansando por cinco minutos para absorver qualquer resquício de líquido.

Faça quinoa em casa e perca peso comendo bem!

Agora que você já sabe como cozinhar quinoa fácil, não deixe de colocar essas receitas em prática para desfrutar de todos os benefícios desse grão, que é uma fonte rica de nutrientes necessários para o organismo.

Gostou da receita? Deixe um comentário e compartilhe nas ruas redes sociais!