Como fazer brigadeiro de microondas rápido e sem segredos

Saber como fazer brigadeiro de micro-ondas é aquele coringa para dias preguiçosos, ou para quando o gás acaba subitamente, te pegando desprevenido. Confira aqui uma receita muito fácil e saborosa!

O brigadeiro de micro-ondas possui várias vantagens, como, por exemplo, não sujar uma panela, não precisar trocá-lo de recipiente depois de pronto, além de não empelotar e, o mais importante, ser muito fácil de fazer, sendo a pedida certa para quem não se julga muito bom na cozinha.

Afinar, como fazer brigadeiro de micro-ondas fácil?

Confira aqui a nossa receita, e veja como é simples:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de manteiga;
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de achocolatado ou chocolate em pó (do padre);

Modo de preparo:

Leve o leite condensado, a manteiga e o achocolatado (ou chocolate em pó) para um recipiente próprio para micro-ondas.

Importante! Utilize um recipiente alto, pois o brigadeiro tende a subir um pouco, e pode derramar se a tigela for rasa. Na dúvida, use a opção mais alta que tiver em casa, para não correr riscos.

Misture bem os três ingredientes até que fique tudo bem homogêneo (ao contrário da versão de fogão, aqui você não ficará mexendo sem parar, por isso essa primeira “misturada” é importante, faça com empenho).

Leve ao micro e programe 6 minutos na potência normal (alta). Com o passar do tempo você vai reparar que o brigadeiro levantará fervura, o que é normal, não se preocupe. Quando o tempo terminar, tire o recipiente com cuidado (o vapor pode queimar) e mexa bem.

Volte ao micro-ondas por mais 5 minutos e fique de olho o tempo todo. Se a fervura baixar de repente, significa que está pronto. Caso isso não aconteça, adicione mais tempo (dificilmente ultrapassará esses cinco minutos).

Assim que a mistura baixar, desligue imediatamente, caso contrário ele tende a queimar.

Se o seu brigadeiro estiver com umas bolinhas de ar, não se preocupe, isso é normal. Basta pegar uma espátula e mexer bastante.

Como dissemos acima, ao contrário da versão de fogão, não temos a opção de mexer o brigadeiro sem parar, e isso demanda certo empenho na hora de mexer antes de colocar no micro e depois de retirar.

Em poucas palavras: Após tirar o brigadeiro de micro-ondas, mexa muito! Com vontade! É nessa hora que você vai dar o ponto na mistura, para que pegue consistência e depois possamos enrolar.

Conforme o ar penetra na massa, a consistência começa a lembrar o ponto de bala (para enrolar). Caso você planeje comer de colher, pode mexer menos.

Agora confira como fazer brigadeiro para festas (enrolado)

Assim como a receita de brigadeiro no micro-ondas, para fazer as bolinhas é muito fácil:

Passe um pouco de manteiga nas mãos, use uma colherzinha de café para tirar uma quantidade de brigadeiro e faça as bolinhas. Separe um recipiente com granulado ou os confeitos que desejar para passar os brigadeiros.

Passe as bolinhas pelos granulados ou confeitos e vá colocando nas forminhas!

Dica importante: Compre um leite condensado de qualidade, principalmente se você for fazer brigadeiros para festas ou para servir aos amigos.

Algumas versões mais em conta do leite condensado possuem gosto diferenciado, e nem sempre isso é bom. Outras marcas são extremamente doces (ainda mais do que os de boa qualidade!) o que também altera o sabor do produto final.

Experimente nossa receita em casa!

Agora que você já sabe como fazer brigadeiro de micro-ondas, comece treinando em casa e descubra como aquele dia chuvoso pode ser ainda mais preguiçoso se você não tiver que ir para o fogão fazer a sobremesa. Boa sorte!