Como fazer arroz integral fácil e saboroso com poucos passos

Os benefícios do arroz integral vão muito além de emagrecer, se estendendo por todo corpo. Confira aqui motivos para consumir esse super alimento e como fazer arroz integral fácil!

Benefícios do arroz integral

Uma das vantagens mais conhecidas diz respeito à perda de peso. A presença das fibras faz com que o intestino funcione adequadamente, eliminando assim o inchaço da barriga.

Por outro lado, as mesmas fibras são responsáveis pela sensação de saciedade, ou seja, após ingerir o arroz integral, o corpo tende a demorar mais para sentir fome de novo.

Dessa forma, o arroz integral emagrece sim! E quem sai ganhando com isso é o coração!

A diminuição de tecido adiposo no corpo significa menos inflamação nas artérias e, consequentemente, menos trabalho para o sangue circular.

Um menor teor de gordura visceral (gordura que se aloca entre os órgãos) também protege o organismo dos perigos que esse tipo de gordura pode trazer para o corpo.

Dessa forma, os nutrientes do arroz conseguem trazer resultados surpreendentes para o corpo, graças ao seu alto teor de fibras.

Quanto mais fibras, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos, e esses fatores são importantes no combate da gordura intra-abdominal.

As fibras são responsáveis pela formação de um tipo de “goma” quando entram em contato com a água (lembra a consistência de um mingau de aveia), que torna a digestão mais lenta e evita que haja picos de insulina no sangue, pois o açúcar acaba sendo digerido aos poucos.

Quando a digestão do açúcar acontece de forma rápida, o corpo estimula a produção de insulina, hormônio responsável pelo aumento de glicose nas células. Esse ciclo, em excesso, “infla” os pneus da barriga, além de facilitar o surgimento de diabetes.

Ou seja, os nutrientes do arroz integral ajudam a emagrecer, fazem bem ao coração, protegem os órgãos e ainda previnem contra doenças associadas ao excesso de açúcar no sangue.!

Mas afinal, como fazer arroz integral fácil?

Para preparar o arroz integral não existe complicação, mas alguns segredos podem deixar seu prato mais saboroso e rápido de preparar.

A primeira dica é: deixe o arroz de molho por, pelo menos, duas horas antes de preparar.

O grão do arroz integral possui uma casquinha natural por fora, que acaba deixando o arroz mais firme. Para facilitar o processo de cozimento é recomendado deixar os grãos de molho um bom tempo antes do preparo.

Para preparar arroz integral você vai precisar de:

  • Uma medida de arroz
  • Duas medidas de água
  • Sal e temperos à gosto.

Modo de preparo:

Outra dica muito importante: Nunca frite o arroz integral. O ato de fritar pode deixar o grão ainda mais rígido, dificultando o processo de cozimento.

Coloque o tempero na panela (alho e cebola) com um fio de óleo e refogue. Adicione as duas medidas de água e tampe. Espere ferver.

Quando começar a ferver, adicione a medida de arroz integral (escorrida, depois de ficar de molho) e o sal a gosto.

Você pode tampar completamente pois, ao contrário do que acontece com o arroz branco, a água do arroz integral não transborda.

Se você tiver deixado os grãos de molho, o cozimento deve levar o mesmo tempo que levaria o arroz branco (cerca de 15 minutos), caso contrário, pode demorar o dobro para que o arroz integral fique cozido por completo.

Você vai observar que o arroz integral fica soltinho sem dificuldade, mais amarelado e muito mais saboroso!

Agora você sabe como preparar arroz integral facilmente!

Preparar arroz integral fácil e saboroso nunca foi tão simples, não é mesmo? Você pode incrementar sua refeição adicionando talos de legumes (couve-flor e brócolis, por exemplo) ou cenoura ralada durante o cozimento do arroz.

Gostou da nossa receita? Compartilhe nas suas redes sociais e deixe um recado para gente aqui embaixo.